Fale com a Boca a Boca
Você tem algum projeto que gostaria de desenvolver com a gente?
|
Se você tem o hábito de comparar preços e analisar produtos de diferentes empresas, provavelmente já deve ter usado o Google Shopping. Essa plataforma alia organização, praticidade e inteligência para que os consumidores possam fazer a melhor escolha de compra, agregando muito mais valor à experiência de comprar online.
Muitos e-commerces já descobriram as vantagens de utilizar o Google Shopping em suas estratégias digitais e aumentaram, expressivamente, o número de vendas. Por outro lado, empresas de comércio eletrônico que ainda não apostaram nessa ferramenta correm o risco de perder espaço no mercado.
E você, ainda não está investindo nessa estratégia? Continue a leitura e entenda como o Google Shopping pode impulsionar suas vendas!
Lançado em 2011, trata-se de uma funcionalidade do Google criada com o objetivo de comparar e exibir produtos de diversas lojas virtuais. O grande diferencial é que o usuário não precisa entrar de loja em loja para encontrar um produto ou comparar preço, garantindo muito mais facilidade para ele encontrar o produto que deseja diretamente pela busca tradicional.
Para ficar mais claro, é como se realmente fosse um shopping, mas não físico, e sim online. Isso porque a ferramenta funciona como uma verdadeira vitrine virtual de produtos das lojas cadastradas.
As buscas podem ser realizadas diretamente na página inicial do Google através da aba “Shopping” ou na própria página do Google Shopping. Nela, os usuários podem pesquisar produtos por categoria, marca, preços e diversos outros campos específicos.
O Google Shopping funciona como um shopping normal: os anunciantes (lojas) que quiserem ter seus produtos expostos deverão pagar para aparecer nos resultados. No entanto, desde abril de 2020 o Google adicionou listagens gratuitas à guia “Shopping”. Isso significa que resultados orgânicos também podem aparecer nos resultados das buscas.
A parte orgânica aparece abaixo dos anúncios pagos, ou seja, empresas que pagam para que seus produtos apareçam ainda têm maiores chances de alcançar resultados melhores. Para se inscrever – de forma paga ou orgânica – você precisará criar uma conta no Google Merchant Center e integrá-la ao seu cadastro no Google Adwords.
No próprio Adwords, você configura sua campanha e define o orçamento e os valores dos lances. Diferente do Ads, os anúncios do Shopping não são exibidos apenas com base em palavras-chave, mas, sim, de acordo com os atributos dos produtos cadastrados. A partir deles, a plataforma realiza o cruzamento de dados para entender como exibir os produtos de acordo com as pesquisas realizadas.
Com o crescimento das compras online, especialmente após o início da pandemia, investir em estratégias digitais é cada vez mais necessário para aumentar o número de vendas de e-commerces.
E o Google Shopping é uma excelente estratégia para colocar seus produtos em evidência. Confira os principais benefícios que a plataforma oferece:
Além de serem os primeiros resultados a serem exibidos nas buscas, os anúncios incluem dados que ajudam a atrair a atenção do consumidor, como imagem, preço e avaliação. Tudo isso contribui para o maior número de cliques e, consequentemente, no aumento de tráfego na loja virtual.
Usuários que realizam uma busca específica, como “camiseta masculina para festa”, têm uma intenção de compra, certo? Assim, como os leads que clicam na oferta do seu produto são mais qualificados, as chances de que seu e-commerce receba mais conversões são muito maiores.
O Google Shopping é mais uma alternativa para que sua marca apareça para milhares de pessoas. Os resultados podem dividir espaço com os anúncios patrocinados, por exemplo. Com isso, é possível conquistar uma maior presença online e atrair mais cliques para o site da sua empresa.
A plataforma permite que você obtenha relatórios de desempenho sobre categorias de produtos, características técnicas, etc. Dessa forma, é possível analisar o número de cliques, conversões e outras métricas importantes. Com o resultado, você pode otimizar seus investimentos e desenvolver novas estratégias, como criar grupos compostos apenas pelos produtos mais vendidos.
Claro que o valor do investimento determina um bom resultado na plataforma, mas isso não basta. É preciso que seus anúncios sejam atrativos e relevantes para receber os cliques dos usuários e atrair cada vez mais clientes. Confira algumas boas práticas que vão te ajudar nessa missão:
Quer garantir os melhores resultados e impulsionar suas vendas com o Google Shopping? A Boca a Boca Comunicação conta com um time de especialistas para planejar, executar e mensurar as melhores estratégias digitais para seu negócio. Entre em contato conosco e saiba mais!