Fale com a Boca a Boca
Você tem algum projeto que gostaria de desenvolver com a gente?
|
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem alterado a forma como as empresas se relacionam com seu público no ambiente digital. A atualização do iOS 14 é um dos exemplos mais recentes que demonstram que é preciso readequar as estratégias de marketing digital para continuar impactando os usuários de maneira assertiva e eficiente.
A nova atualização da Apple causou um impacto significativo na coleta de dados de aplicativos gerenciados pelo Facebook e muitos outros. Com isso, os anúncios no Face Ads podem não apresentar a mesma eficácia se realizados da forma como vinham sendo feitos. A boa notícia é que com alguns ajustes é possível adaptar suas estratégias e obter resultados satisfatórios em suas campanhas pagas.
Continue a leitura e saiba quais os impactos da atualização do iOS 14 sobre seus anúncios no Face Ads!
A atualização do iOS 14 está diretamente ligada à proteção de dados prevista na LGPD. Acompanhando a nova Lei, a atualização da Apple permite que os usuários possam utilizar novos recursos de privacidade para proteger e restringir a coleta de dados pelo Facebook e aplicativos controlados pela plataforma.
A partir da nova atualização, a Apple irá exigir que todos os aplicativos na App Store que se enquadrem no que a empresa define como possibilidade de rastreamento perguntem ao usuário se ele permite que aquele aplicativo rastreie ou não seus dados, conforme definido pela App Track and Transparency.
Sendo assim, a política imposta pela atualização do iOS 14 restringe ou bloqueia a coleta e compartilhamento de dados de acordo com as permissões do usuário. Além disso, a atualização criou a função “Rótulos”, disponível na seção “Privacidade do app”. Essa nova função informa as práticas de coleta de dados de cada aplicativo antes de baixá-lo e será exigida pelos desenvolvedores dos apps a cada nova atualização.
A função “Rótulos” divide a coleta e rastreio de dados em três categorias, que podem ser permitidas ou bloqueadas pelos usuários. São elas:
Como a nova atualização permite que os usuários aceitem ou não a coleta de dados, a assertividade dos anúncios passa a ficar mais comprometida, já que impacta diretamente as métricas e recursos de mensuração de atividade, interesses e conversão do usuário.
Sem esses dados, a atualização do iOS 14 acaba criando dificuldades para as empresas anunciantes. Isso porque se o Facebook não conseguir rastrear o comportamento do usuário, fica mais difícil entregar anúncios personalizados e segmentados para usuários que tenham chances reais de realizar a compra de um produto ou contratação de um serviço.
Para entender melhor, basta analisar como os anúncios no Face Ads funcionavam anteriormente. Sem a LGPD, o Facebook conseguia monitorar as ações dos usuários dentro e fora da plataforma. Para isso, utilizava o pixel – para monitorar ações, comportamentos e dados do usuário em sites que ele utilizava – e o SDK – para monitorar ações em aplicativos.
Com isso, o Facebook conseguia identificar as preferências e interesses do usuário com base nas páginas acessadas, compras realizadas, intenções de compras, dentre diversas outras informações. Todos esses dados eram, posteriormente, utilizados para criar campanhas assertivas direcionadas a um público segmentado que apresenta maior probabilidade de executar a ação proposta pelo anúncio.
Agora, com o bloqueio ou restrição da coleta de dados, as informações dos usuários acabam ficando muito mais limitadas, já que o pixel e o SDK não conseguem obter dados estratégicos para transmitir à plataforma.
O Facebook já apresentou algumas soluções para adaptar os anúncios no Face Ads à atualização do iOS 14. Em resposta às alterações, a plataforma Em resposta a essas alterações, também começou a processar eventos de conversão do pixel em dispositivos iOS 14 com a Mensuração de Eventos Agregados.
Essa solução apresentada pelo Facebook permite que a plataforma respeite a privacidade do usuário ao mesmo tempo em que permite a veiculação de campanhas eficientes. Além disso, o Facebook também passou a recomendar algumas ações para se adaptar às novas mudanças. Confira as principais abaixo:
Outras ações recomendadas pelo Facebook podem ser conferidas clicando aqui.
Está precisando de ajuda para configurar seus anúncios no Face Ads e otimizar os resultados de suas campanhas pagas na plataforma? Entre em contato conosco e conte com uma equipe preparada e qualificada para te ajudar a impulsionar suas estratégias de maneira assertiva e eficiente.