Fale com a Boca a Boca

Você tem algum projeto que gostaria de desenvolver com a gente?
Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.




    BLOG

    E-mail marketing: ainda vale a pena investir nessa estratégia?

    Com tantas redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas e outras ferramentas da vida moderna, você pode estar se perguntando “será que ainda vale a pena investir em e-mail marketing em pleno 2020?”. A verdade é que o e-mail continua sendo uma importante ferramenta de comunicação e uma estratégia fundamental dentro do marketing digital.

    Segundo uma pesquisa realizada em 2019 pela Rock Content, 92% dos adultos que têm acesso à internet possuem pelo menos uma conta de e-mail, sendo que 69% verificam sua caixa de entrada diariamente. Esses dados demonstram que o e-mail marketing ainda tem poder para alcançar uma grande parcela do público que está presente na internet.

    Apostar nessa estratégia, desde que realizada de maneira eficiente e assertiva, pode trazer grandes resultados para suas ações de marketing digital. Continue a leitura e saiba mais!

    Desmistificando o e-mail marketing

    Muita gente acredita que o e-mail marketing não funciona simplesmente porque têm a ideia de que se tratam de e-mails frios e que lotam a caixa de entrada. Mas não estamos falando de spam ou e-mails invasivos, muito pelo contrário: o e-mail marketing é uma estratégia totalmente personalizada que visa entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa e no momento certo.

     

    Em primeiro lugar, para você captar o e-mail do lead é necessário que ele informe seu próprio e-mail, seja em uma landing page, página de contato, cadastro em seu site, etc. Ou seja, ele concede o e-mail em troca de alguma informação. Dessa forma, você obtém os e-mails de forma amigável, e não através de compra de listas ou ações similares. 

    Diferente de anúncios tradicionais, o e-mail marketing não atua apenas como um método de vendas, mas como um modelo de comunicação e um canal de relacionamento para você se aproximar de seus leads e transformá-los em clientes posteriormente. Todos os e-mails são personalizados e enviados de acordo com a etapa do funil de vendas em que se encontra cada usuário.

    Assim, é possível entregar conteúdos úteis e relevantes seguindo as necessidades de cada lead, visando desenvolver uma audiência engajada com seu negócio ou marca. Esse contato direto, personalizado e a longo prazo é o que faz do e-mail marketing uma importante ferramenta para suas estratégias de marketing.

    Personalização: a peça-chave para uma estratégia assertiva

    Mais uma vez: com o e-mail marketing, você pode personalizar suas campanhas e criar conteúdo direcionado para cada lead. Por que estamos batendo tanto nessa tecla? Porque a personalização é a grande essência de uma boa estratégia de e-mail marketing.

     

    A personalização pode ser tão pequena quanto incluir o nome de um contato no e-mail. Na verdade, e-mails que incluem o primeiro nome do destinatário na linha de assunto têm uma taxa de cliques mais alta do que aqueles que não incluem; 

     

    Mas você pode – e deve – ir muito além. O ideal é sempre criar conteúdo individualizado com base na segmentação de seu público para enviar os e-mails certos para os clientes certos. Você pode, por exemplo, enviar uma campanha de marketing por e-mail para clientes recorrentes e outra diferente para clientes ocasionais.

     

    Além disso, é necessário conhecer cada lead para que você possa enviar o conteúdo certo. Leads em topo de funil podem receber conteúdos relacionados à etapa de descoberta, ou seja, nada de falar sobre vendas e negócios. Nesse caso, o e-mail servirá como um importante canal para você nutrir o lead e guiá-lo até a etapa final de compra. 

    Quais as vantagens do e-mail marketing?

    Ainda não está convencido do poder do e-mail marketing para sua estratégia digital? Confira suas principais vantagens!

    Baixo custo

    Uma das principais vantagens do e-mail marketing é seu custo mais baixo em comparação com os canais de marketing convencionais. Não há custos de impressão ou postagem e nenhuma taxa paga em troca da exposição em um determinado outdoor, revista ou canal de televisão. O único investimento necessário é em um software especializado para automatizar, rastrear e avaliar seus emails.

    Altas taxas de conversão

    O marketing por email é um dos únicos canais que os consumidores pedem para receber. A maioria das empresas que utilizam a plataforma só envia mensagens para quem se inscreveu para recebê-las. Isso pode permitir taxas de conversão muito mais altas, já que a empresa só tem como alvo aqueles que já têm interesse em sua marca. 

    Monitoramento de resultados

    Outro benefício importante do e-mail marketing é que é fácil ver onde você está errado. A maioria dos softwares de e-mail permite que você acompanhe as taxas de abertura, cliques e conversão, tornando simples identificar qual estratégia pode ser mantida e qual deve ser otimizada.

    Impacto instantâneo

    Devido à rapidez do e-mail, uma empresa pode começar a ver os resultados poucos minutos após o envio dos e-mails. Uma venda 24 horas é uma jogada de marketing brilhante que pode ser utilizada por e-mail, pois cria um senso de urgência e convence os assinantes a agirem imediatamente.

    Fidelização de clientes

    Nenhuma venda termina – ou pelo menos não deveria terminar – quando o cliente paga pelo produto. O relacionamento no pós-venda é fundamental para conseguir fidelizá-lo e fazer com que ele compre outras vezes com você. Nesse sentido, o e-mail marketing pode ser um grande aliado, ao funcionar como um canal para enviar pesquisas de satisfação, novas promoções, ofertas exclusivas, etc.

    Gostou do nosso conteúdo? Continue nos acompanhando no Facebook e Instagram para ficar por dentro do universo do marketing digital.