Fale com a Boca a Boca

Você tem algum projeto que gostaria de desenvolver com a gente?
Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.




    BLOG

    Locaweb Digital Conference: Fique por dentro de tudo que rolou!

    Locaweb Digital Conference

    O Locaweb Digital Conference é um evento focado em Marketing Digital, Conteúdo, E-commerce, Empreendedorismo e Inovação. O evento passa por algumas cidades do Brasil e na última terça-feira, dia 06/08, veio para Belo Horizonte.

    Nessa edição do evento, o foco foi o e-commerce e marketing digital, mas, ainda assim, assuntos como empreendedorismo, inovação e conteúdo não deixaram de aparecer nas pautas das palestras.

    Como sou a louca dos workshops, e do conhecimento, não poderia perder um evento com tantos palestrantes incríveis. Fui representar a equipe da Boca a Boca Comunicação nesse dia cheio de trocas de experiências e vou compartilhar com você os melhores insights desse evento. Vem comigo!

    O Locaweb Digital Conference

    O Locaweb Digital Conference foi todo preparado para estabelecer uma troca de experiências entre os participantes. Sua estrutura contou com vários estandes, de diversas empresas, que estavam ali para tirar dúvidas, compartilhar informações e curiosidades, e trocar ideias sobre o mercado.

    Durante todo o evento foram disponibilizadas algumas mentorias. Elas aconteceram em um estande exclusivo com a equipe da Locaweb e foram divididas em temas variados para atender em específico às necessidades de cada um.

    O evento aconteceu no Ouro Minas Palace Hotel, aqui em Belo Horizonte, e as palestras foram divididas em três salas diferentes. Cada uma recebia um palestrante simultaneamente. Grandes nomes do empreendedorismo brasileiro estiveram presentes, entre eles, Sandro Magaldi, co-fundador do site meuSucesso.com, Camila Farani, presidente da G2 Capital e um dos “tubarões” do famoso programa sobre empreendedorismo “Shark Tank Brasil”, Cristiano Santos, LinkedIn Top Voice, Giovani Bassan, Partner Solutions Architect da Amazon Web Service, entre outros.

    Como foram diversas palestras simultâneas, vou dividir com você um pouco da minha experiência nos principais debates que presenciei, focados principalmente em marketing digital.

    Vamos lá!

    A mudança na forma de vender

    O processo de vendas que conhecemos atualmente é bem diferente do que conhecíamos há dez anos atrás, não é verdade?

    O novo dinamismo das vendas é estruturado pela criação de valor, e criar valor é contribuir para o sucesso do cliente.

    O valor é estabelecido durante todo o processo de compra, partindo do primeiro momento em que o cliente enxerga que há uma necessidade a ser resolvida. A partir daí, ele passa a buscar pelas opções disponíveis para resolver seu problema. Em seguida, ele encontra algumas alternativas e, por fim, ele realiza a compra.

    Diante dessa jornada de compra é possível entender então o porquê de ser tão importante estabelecer valor a sua marca, produto ou serviço: para que seu consumidor, ou provável consumidor, perceba que você está disposto a entregar a ele muito mais do que um simples produto ou um serviço. Que você pode entregar uma solução ao que ele precisa!

    Tá, mas como gerar valor à minha marca? Vamos lá!

    1- Antes de tudo é fundamental conhecer o seu público. Mapeie sua persona. Com esse perfil traçado será possível entender mais do comportamento do seu consumidor, qual a sua dor, sua necessidade e de que forma você conseguirá atendê-lo. Capte o que toca seu cliente, a venda se baseia no emocional.

    2- Entendido qual o problema a ser solucionado, faça uma descrição completa do seu produto/serviço. Liste seus diferenciais, estude seu cliente e entenda o que mais ele gostaria de receber e use isso para se sobressair.

    3- Crie laços com seu cliente. Um dos grandes benefícios desse mercado digital em que estamos inseridos hoje é a possibilidade de aproximação entre empresa x cliente. Converse com seu público. Entenda sua dor, suas necessidades e entregue a ele benefícios.

    4– Procure falar mais sobre o seu cliente. Aproveite essa oportunidade de interação e ouça o que os consumidores têm a dizer. Converse mostrando que você já entende sua necessidade e só depois, então, fale de você. Muitas vezes o cliente não quer ouvir a sardinha que você tem a puxar de si mesmo, fale mais sobre ele.

    5- Não fique refém do preço, gere valor ao seu produto/serviço. Se você apresentar valor no que está vendendo, o preço não será um impeditivo para sua venda.

    6- Explore novas formas de venda. Uma tendência muito grande do processo de compra na atualidade é o chamado omnichannel. Essa é uma estratégia que se baseia na convergência de todos os canais de venda de uma empresa, com o objetivo de melhorar a experiência do cliente fazendo com que ele não sinta a diferença entre o meio online e o off-line. Por exemplo, a possibilidade de comprar um produto online e retirar na loja ou ao contrário. Diz respeito a experiência de uso com os canais oferecidos pelas marcas. Essa tendência é uma ótima maneira de gerar valor a sua marca. Mas fique atento, essa é uma tendência que cresce cada vez mais e já já passará de um diferencial para um pré-requisito.

    Se o processo de venda mudou, como me comunicar agora?

    Assim como o processo de vendas, a comunicação também mudou drasticamente. A internet gerou uma mudança cultural e consequentemente, uma mudança na forma como consumimos produtos, serviços e informações.

    A era do conteúdo chegou! Vivemos num momento em que deixamos de ser apenas consumidores de informação e passamos a ser co-criadores. A comunicação de uma empresa deixa de ser unilateral – um falando para muitos – e passa a ser multi – muitos falando para muitos. As marcas passam a criar de acordo com as nossas opiniões.

    Diante desse cenário, eu trouxe hoje alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração na hora de se comunicar. Vamos lá!

    1- É preciso ter em mente que o canal pelo qual vendemos não é o mais importante, mas sim para quem e como vendemos. Saber quem é o nosso público, a forma que ele se comunica e se comporta, quais os seus interesses e o que ele busca, isso sim é a chave para uma boa comunicação. Hoje temos pessoas mais informadas, com mais opções de entretenimento e de compras, que não aceitam qualquer tipo de conteúdo.

    2- Os consumidores se tornam a voz da sua marca. No ambiente digital todos ganham poder de voz. Conquiste os seus clientes e eles falarão bem de você. Segundo estudos, mais de 90% dos consumidores pesquisam na internet antes de realizar uma compra. Mas atenção! Da mesma forma que defenderão sua marca após uma experiência positiva, podem destruí-la após uma experiência negativa.

    3- A atenção e a percepção para o que está rolando, o que as pessoas estão falando e como estão falando são essenciais para entrar no jogo.

    4- Entre nas conversas, acompanhe os top trends do momento e participe dos assuntos mais falados. Anteriormente falamos sobre isso, se aproxime de seu consumidor, seja relevante! É possível acompanhar o que está sendo comentado através de algumas ferramentas. A rede social Twitter tem uma área destinada aos assuntos mais comentados. Aqui na agência usamos uma ferramenta de gestão de redes sociais chamada Etus, que também disponibiliza o que vem sendo mais comentado na internet. Outra ferramenta interessante para essa pesquisa é o Google Trends, que mostra os termos mais populares buscados na ferramenta. Utilize isso a seu favor!

    5- Pense em outras formas de se comunicar! Produza conteúdos em vídeo, eles são uma tendência muito grande no meio da comunicação e têm se tornado essenciais. Segundo pesquisa feita pela Provokers, o consumo médio de vídeo no Brasil é de 19 horas semanais, houve um crescimento de 135% desde 2014. Explore esse formato!

    As redes sociais do momento: Instagram

    O Instagram é a rede social que mais cresce em todo o mundo, com cerca de 1 bilhão de usuários ativos. O Brasil já é o segundo país com maior número de usuários, atrás apenas, dos Estados Unidos. Entre os perfis comerciais, são quase 20 milhões de usuários e 2,5 milhões de anunciantes de todo o mundo.

    Viu como é importante ter sua marca presente e ativa na rede social?

    Mas, ter um perfil no Instagram não supre a sua necessidade de vender. Seu feed funciona como uma vitrine.

    Você tem apenas alguns segundos para captar um possível cliente, portanto construa um perfil que consiga rapidamente passar a mensagem que você deseja.

    Eu trouxe abaixo algumas dicas para explorar melhorar o seu Instagram. Confira!

    1- Organize seu feed, estruture-o de forma clara e harmoniosa.

    2- Entenda que a sua página no Instagram faz parte do processo de compra do seu consumidor. Ele pode ir até seu perfil em busca de informações, por isso é importante mantê-lo completo e atualizado.

    3- Fotos e vídeos em boa qualidade passam mais credibilidade, geram valor. Invista nos seus conteúdos.

    4- Estabeleça uma rotina de postagem. Tenha em mente, qual o objetivo do post, qual o formato a ser usado, determine uma legenda, pesquise hashtags e avalie qual o melhor horário para postagem.

    5- Incentive seu atual cliente a divulgar o seu produto, assim você consegue mais material para postagem e passa mais confiança para sua audiência.

    6- Faça parcerias com pessoas que sejam relevantes para o seu negócio, como por exemplo celebridades e pessoas influentes em seu segmento. Mas exija conteúdo e não somente posts vagos nos stories, como percebemos muito por aí…

    7- Use as ferramentas que a rede social te oferece, o IGTV, por exemplo, é uma grande tendência da rede social e o Instagram vem priorizando a entrega dos conteúdos desse formato. Use as ferramentas dos Stories, caixa de perguntas, enquetes, localização, hashtag, músicas, contagem regressiva, bate papo, e o que mais a plataforma disponibilizar, explore isso!

    LinkedIn

    O LinkedIn é uma rede social que muitas pessoas ainda desconhecem. Com o objetivo de conectar profissionais, com foco no crescimento da carreira de seus usuários e criar oportunidades, muitas empresas acabam se esquecendo do quanto essa ferramenta pode ser importante para o seu negócio!

    Com aproximadamente 630 milhões de usuários, o LinkedIn é considerado a maior rede social profissional do mundo. No Brasil já são mais de 38 milhões de usuários, colocando nosso país em 4º lugar no ranking mundial.

    Muitas pessoas acham que LinkedIn se resume a currículo, mas a verdade é que se resume a conteúdo e troca. Muitos profissionais usam o LinkedIn como forma de consumir conteúdo, são mais de 30 milhões de empresas e mais de 46 milhões de estudantes presentes na rede.

    Para aproveitar melhor esse canal, siga as dicas abaixo:

    1- Produza conteúdos relevantes relacionados à sua área de atuação, compartilhe notícias, participe de grupos de discussão, engaje com outros usuários e estabeleça conexões.

    2- Crie um perfil para a sua empresa, mas crie também um perfil pessoal e vincule sua conta à da empresa. Mantenha seus dados sempre atualizados, muitas empresas fazem seleção e buscam por talentos através da ferramenta.

    3- Procure falar também de temas que geram engajamento, como, desenvolvimento sustentável, valorização do cliente, valorização dos funcionários, datas comemorativas, conscientização. Desde que faça sentido para seu segmento. O LinkedIn também disponibiliza uma área para os assuntos que estão sendo mais comentados. Dê uma olhada e veja como você pode explorar algum conteúdo com o seu mercado.

    Por fim…

    O Locaweb Digital Conference foi um evento que possibilitou grandes oportunidades de networking, oferecendo dicas e informações muito importantes para quem trabalha no meio digital. Consegui reuni diversos insights interessantes para compartilhar com a equipe na agência e já colocarmos algumas ideias em prática!

    As temáticas abordadas no evento são muito importantes para o mercado atual. Todas trouxeram tendências e informações que possibilitam o crescimento empresarial e pessoal de uma marca. Deu pra perceber que o mundo está mudando né?

    E então, percebeu o quanto é importante estar atento às essas mudanças do mercado? O quanto as formas de vender e se comunicar estão diferentes do que víamos há alguns anos? Sua empresa já está presente na internet? Já está se posicionando nas maiores redes sociais do mundo? Espero que sim! Afinal, já vimos que se você não estiver presente no mundo digital você vai ficar para trás.

    Sempre que tiver a oportunidade compareça a eventos como esse, eles trazem conteúdos e informações atualizadas para ajudar o seu negócio.
    Espero que tenham gostado das dicas que trouxe hoje para você! Continue acompanhando nosso canal e fique sempre por dentro de tudo que rola no cenário do Marketing Digital! 😉

    Clara Freitas, Estagiária de Mídias Sociais