Fale com a Boca a Boca
Você tem algum projeto que gostaria de desenvolver com a gente?
|
Em um recente artigo, aqui no nosso blog, falamos a respeito do Marketing Digital. Vimos que ele surgiu, principalmente, por causa de uma mudança na dinâmica do mercado. Se antigamente a empresa falava e os clientes ouviam, hoje, a comunicação entre empresas e clientes é extremamente interativa, graças à internet e às redes sociais.
Por isso o Marketing Digital assume um papel primordial na estratégia de venda da empresa e no relacionamento com seu público-alvo. A concorrência extrapola o meio físico e passa a existir também na internet.
Mas aí vem a dúvida, como conseguir esse espaço na web?
Bem, a maior vitrine que temos hoje na internet, sem sobra de dúvida, se chama Google.
Considerado por muitos como o senhor de todas as informações, é a ele que nós, mortais, recorremos para sanar as mais diversas demandas.
E claro, é lá também que estão presentes inúmeras empresas, através de sites, para oferecer soluções que atendam às nossas necessidades, anseios e desejos.
Tendo isso em mente, vamos saber um pouquinho mais como funciona essa incrível e poderosa ferramenta de busca?
Explicando de maneira mais simples, o Google possui mecanismos que fazem uma varredura na internet. Ele escanea o conteúdo dos textos em cada página que ele encontra pela frente.
Esses mecanismos armazenam as informações encontradas e analisam de acordo com uma numerosa lista de variáveis. A partir dessa análise ele apresenta para a pessoa que fez a busca, o conteúdo mais relevante e que atenda à sua demanda específica.
Portanto, quanto mais relevante for o seu site e o conteúdo que ele disponibiliza, melhor ranqueado ele ficará.
O Google possui mais de 200 variáveis para fazer essa análise. Apesar dele não revelar quais são todas elas, uma parte já é de conhecimento de estudiosos da área. São profissionais que trabalham na otimização de sites, a fim de obter um melhor posicionamento na ferramenta de busca.
Esse tipo de trabalho é chamado de SEO, que é a sigla para as palavras em inglês “search engine optimization”.
Search Engine Optimization, que diabos é isso?
Dando uma espiada no dicionário de inglês, nós descobrimos que significa “otimização de mecanismos de busca”. (Ok, acho que isso não ajudou muito).
O SEO consiste em processos e técnicas aplicados à produção de conteúdo, que tem como objetivo melhorar o posicionamento de um site nos endereços de busca, a fim de maximizar o número de visitantes daquela página.
Quando digitamos “borracharia”, por exemplo, os resultados que aparecem são elencados em uma ordem definida a partir dos critérios e variáveis de SEO, como falamos anteriormente ao explicar o funcionamento do Google.
No exemplo acima, chamamos “borracharia” ou qualquer outra combinação de palavras que utilizarmos para fazer uma busca, de palavra-chave.
Entendendo esses conceitos, passaremos a falar dos critérios utilizados pela ferramenta.
As mais de 200 variáveis que o Google utiliza podem ser divididas em 2 categorias. Vamos listá-las e falar um pouquinho delas abaixo:
On-page: essas são as variáveis sob a qual nós temos poder de atuação, pois estão intimamente relacionadas à construção do nosso website.
Essa categoria inclui a presença de palavras-chave na produção de conteúdo do seu site, nos títulos da sua página, os nomes das imagens, a URL, meta description, linkagem de conteúdos do próprio site, entre outros.
Portanto, são fatores que conseguimos trabalhar On-page, ou seja, dentro da nossa página.
Off-page: essas são variáveis externas, sob as quais não temos influência direta. Um dos principais pontos dessa categoria, são os links externos que direcionam para o seu site. O Google avalia aqui a quantidade e a qualidade desses links. Existe um termo para isso que se chama “link building”.
Exemplificando, para facilitar o entendimento, se você escreve sobre moda no blog do seu site e algum outro site, que aborde o mesmo tema, poste um link que direcione para o seu, o Google avalia isso de forma positiva.
No entanto, o Google verifica também a relevância e o rankeamento do site que postou o link. Quanto melhor forem esses atributos, mais pontos atribuídos ao seu site.
É como se o seu site alcançasse um grau de autoridade para falar sobre determinado assunto.
É importante ressaltar, no entanto, que a qualidade do link tem uma significância muito maior do que a quantidade de links.
Uma linkagem partindo de um site como o globo.com, por exemplo, tem muito mais valor do que esse link vindo de um blog normal, com baixo rankeamento no Google, mesmo que em maior quantidade.
Entram também, na categoria off-page, as menções em redes sociais e a construção de excelentes perfis nelas.
Iremos explorar nos próximos artigos as técnicas mencionadas acima para cada categoria. Agora, você provavelmente já tem uma noção melhor de como funciona o Google e de como é muito importante, ao construir o seu site, levar em consideração diversos itens que vão além de um design legal.
Espero que você tenha se interessado sobre o assunto. Se você ficou curioso e não aguenta esperar os nossos próximos artigos, entre em contato com a nossa equipe!
Além da aplicação das técnicas de SEO no seu site, seja elaborando do zero ou modernizando-o, será um prazer compartilhar conhecimento com você.