Fale com a Boca a Boca

Você tem algum projeto que gostaria de desenvolver com a gente?
Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.




    BLOG

    Mídia programática: como funciona e por que você deve investir?

    Você já deve ter entrado em um site e se deparado com anúncios que pipocavam no topo, no final ou nos cantos da página, certo? Para que esses anúncios estivessem lá, os anunciantes pagaram para exibi-los e, graças à mídia programática, eles conseguiram te impactar.

    Essa é uma estratégia que já vem sendo amplamente utilizada por grandes empresas como uma nova maneira de promover seus produtos, atingir seu público-alvo e alcançar seus benchmarks de desempenho.

    Engana-se quem acha que são somente grandes empresas que podem se beneficiar com a mídia programática. Qualquer marca que esteja disposta a investir no digital pode ter resultados bastante expressivos ao apostar nessa estratégia. Vamos conhecê-la melhor?

    O que é mídia programática?

    A mídia programática é um processo automático de planejamento, compra e venda de estoque de anúncios. O inventário de anúncios é um espaço online disponível para anúncios em mídia digital. Antes de a publicidade ser programática, ela era feita manualmente.

    No entanto, com a plataforma de mídia programática, um software é usado para a compra de publicidade digital. A programática permite, então, preparar um pedido de inserção ou uma tag de anúncio, geralmente, com as seguintes informações:

    • Data de inserção;
    • Número de inserções em um período específico;
    • Formato e tamanho do anúncio;
    • Posicionamento do anúncio (no cabeçalho, lateral, inferior ou sobre o conteúdo).

    Além de automatizar o processo de compra e licitação de espaço publicitário para a exibição de anúncios, a mídia programática também torna o processo mais inteligente, contando com os dados do usuário para entregar anúncios relevantes em milissegundos.

    Como funciona a compra de anúncios?

    A compra de anúncios pode meio da mídia programática é realizada por meio de três plataformas, sendo elas:

    Plataformas de demanda: plataformas que permitem a compra de espaço de anúncio por meio de uma troca de anúncios, como o Google Ad Manager, que apresenta inventário de publicidade de editores.

    Plataformas de fornecimento: plataformas que permitem que os editores gerenciem e ofereçam espaço de anúncio para anunciantes, profissionais de marketing e outras partes interessadas na compra de espaço de anúncio.

    Plataformas de gerenciamento de dados: plataformas que permitem às organizações coletar e gerenciar dados do usuário para fins de marketing digital, como publicidade programática.

    Depois que um anúncio é comprado com publicidade programática , os algoritmos avaliam as análises do usuário da seguinte forma:

    • Comportamento;
    • Nível de engajamento;
    • Compromisso social;
    • Localização;
    • Tempo por visita.

    Esses dados ajudam o sistema a planejar e determinar qual conteúdo de anúncio é relevante para um determinado usuário. Assim, o anúncio é exibido como uma impressão na página. O objetivo do anúncio é atrair o clique do usuário.

    Por exemplo, um usuário está digitalizando algum blog relacionado a “comida de bebê”. O sistema de tecnologia de anúncios avalia o usuário e exibe um anúncio relacionado a “ofertas de alimentos para bebês” ou “bolsas de alimentos para bebês”.

    Assim, ao direcionar anúncios a usuários específicos, a mídia programática pode aumentar a eficiência de uma campanha publicitária.

    Por que investir em mídia programática?

    Ao investir em mídia programática, é possível obter uma série de benefícios para suas estratégias digitais. Confira os principais:

    Redução de custos

    Para muitas empresas, a maior vantagem da publicidade programática está no custo de investimento atrativo. Ao automatizar seu processo de lance, bem como modificar seu custo por mil impressões (CPMs) em tempo real, você está otimizando seus gastos com publicidade. Além disso, uma quantidade de inserções maior pode fazer o valor por inserção ficar ainda mais reduzido. 

    Otimização da compra de anúncios

    Com a mídia programática, você pode agilizar o processo demorado de compra de espaço publicitário. Esse benefício permite que você se concentre em sua estratégia geral de publicidade, bem como nos resultados dela. Ou seja, adotando uma abordagem mais estratégica, você pode otimizar sua campanha e lances para gerar mais resultados.

    Maior eficiência em todo o processo

    Confiar em algoritmos para determinar os gastos com anúncios e obter um relatório de rastreamento completo com insights profundos para cada impressão é uma excelente vantagem para os anunciantes. Assim, a mídia programática é uma das formas mais ideais de executar todas as campanhas, auxiliando no uso do orçamento da forma mais eficiente.

    Atinge audiência qualificada

    A inteligência artificial utilizada pela mídia programática permite enviar a mensagem certa, na hora certa e com o formato certo. Isso significa que seus anúncios serão exibidos para uma audiência muito maior. E mais: para um público segmentado e com interesse em produtos ou serviços do seu segmento de atuação.

    Alcance das metas de KPI

    Com a capacidade de segmentar seu público-alvo, bem como coletar dados valiosos do usuário, a mídia programática ajuda você a atingir suas metas de indicadores-chave de desempenho (KPI). Isso se traduz em um excelente retorno do investimento (ROI), o que faz com que essa estratégia ofereça um ótimo custo-benefício.

    Quer acompanhar mais dicas, novidades e conteúdos sobre o universo do marketing digital? Siga-nos no Facebook e Instagram!