Fale com a Boca a Boca
Você tem algum projeto que gostaria de desenvolver com a gente?
|
Muita gente nos pergunta, e se pergunta, qual a diferença entre propaganda e publicidade? Você sabe qual é? Até mesmo os profissionais da área fazem confusão com os significados desses dois termos.
Embora pareçam sinônimos e estejam relacionados, os conceitos possuem diferenças entre si. Entender quais são elas pode te ajudar a se familiarizar melhor com o mundo do marketing e compreender o que é melhor para sua marca. Hoje vamos esclarecer um pouco disso para você. Acompanhe!
A palavra propaganda vem do termo propagar. Ela pode ser ideológica ou não. Sua função é anunciar sobre a existência de um problema, iminência de um tema, comunicação pública de fatos, alertas, etc.
Existe propaganda política, propaganda de anúncios para utilidade pública, entre outras. Esse conceito é utilizado para a divulgação de uma ideia sem finalidade comercial. Muitas vezes está relacionada à política, ideologia ou religião.
De maneira geral, a propaganda visa sensibilizar, persuadir, alertar e moldar a atitude e o pensamento do público-alvo sobre determinado assunto, mas o intuito é somente vender uma ideia e não um produto ou serviço.
Exemplo: campanha do governo incentivando o uso de preservativos, campanha de vacinação, antidrogas, etc.
Já a publicidade tem como função publicar, ou seja, tornar público. Para isso, faz o uso dos meios de comunicação para chamar a atenção do público.
É um tipo de comunicação comercial. Ela promove produtos e serviços incentivando o consumo. O objetivo principal é despertar o desejo de compra e convencer o público que determinado produto ou serviço pode ser benéfico para ele naquele momento.
Sua comunicação é realizada com o objetivo de gerar negócios e pode ser difundida por diversos meios de comunicação, especialmente a internet, que é um dos principais canais para consumo de informações sobre produtos e serviços.
Para que a publicidade seja eficiente, ela precisa estar alinhada às demandas do mercado e do público-alvo. Todas as ações definidas para atingir o objetivo principal devem ser direcionadas por um planejamento estratégico e assertivo.
Essa comunicação é realizada por profissionais que saibam divulgar figuras públicas, produtos ou empresas de forma super eficiente, visando chamar a atenção das pessoas e transmitir uma imagem positiva.
Para isso, são feitas pesquisas, para saber quais os meios mais adequados para divulgação de produtos, serviços e imagens da empresa, além de definir os melhores lugares para falar com o público-alvo e as estratégias a serem utilizadas para atingir o objetivo final.
Esse estudo, deve ser uma ação coletiva, alinhada a todos os outros setores de uma empresa para, de forma mais assertiva, alcançar os melhores resultados possíveis.
Exemplo: comerciais da Coca Cola, comerciais de grandes lojas varejistas, entre outros.
O marketing, especialmente o digital, vem ganhando cada vez mais importância como estratégia fundamental para aumentar as vendas dos mais diversos portes e segmentos empresariais. Por isso, esse termo também é muito utilizado quando falamos de propaganda e publicidade.
O marketing pode ser definido como uma área do conhecimento que utiliza as ferramentas da propaganda e publicidade para promover uma ideia, produto, marca ou serviço.
Trata-se de um conceito mais amplo, que envolve todo o processo estratégico de uma empresa para melhorar sua visibilidade, ampliar seu alcance, alavancar vendas e atingir diversos outros objetivos. A publicidade e a propaganda são apenas uma etapa desse processo.
A propaganda e a publicidade são ferramentas de promoção e divulgação, mas possuem objetivos diferentes. Enquanto a propaganda tem um foco mais ideológico e objetivo de vender uma ideia sem, necessariamente, ter uma finalidade comercial, a publicidade tem foco na comunicação comercial, visando a venda de um produto ou serviço.
A propaganda até pode favorecer o consumo, mas não é usada diretamente para esse fim. Isso porque o objetivo central é a propagação da ideia em si. Por outro lado, a publicidade visa promover marcas, produtos e serviços, com alguma intenção comercial, seja uma venda direta, maior alcance, reconhecimento, etc.
Ou seja, para empresas com fins comerciais e lucrativos, a publicidade é o caminho a ser seguido. E não se engane: sem estratégias adequadas de publicidade e marketing, dificilmente seu negócio irá prosperar e alcançar os resultados que você deseja.
Agora você entende um pouco mais sobre a diferença entre propaganda e publicidade, não é verdade? Quer saber mais sobre essas estratégias que podem ajudar o seu negócio a crescer e ser melhor visto pelo mercado? Entre em contato com a Boca a Boca Comunicação. Vamos conversar!