Fale com a Boca a Boca
Você tem algum projeto que gostaria de desenvolver com a gente?
|
Você já deve ter visto muitas pesquisas de tendências e de tipos de posts que mais funcionam no Instagram e que podem aumentar a interação com o seu público-alvo, certo? Vamos presumir que sim.
É sobre isso que falaremos hoje, mas com uma pequena diferença: esse blog post foi feito a partir da nossa experiência de anos gerindo a rede social de clientes de diferentes perfis. As informações compiladas aqui são baseadas nas análises dos nossos próprios clientes e dos concorrentes que eles possuem.
Primeiro, vamos explicar alguns pré-requisitos para essa análise.
Um dos principais fatores a serem levados em consideração refere-se ao seu nicho de atuação. Alguns setores possuem, naturalmente, uma performance melhor do que outros. Ou seja, os posts no Instagram podem atrair mais seguidores e gerar mais likes simplesmente pelo segmento da empresa.
Quer um exemplo? Fotografia! Faça uma pesquisa rápida em perfis do Instagram e procure pela hashtag “fotografia”. São perfis que geralmente possuem muitos seguidores e uma boa interação em níveis de comentários e curtidas. Esse fato se justifica porque o Instagram é uma rede social com forte apelo visual, logo perfis fotográficos tendem a se destacar.
Agora procure por perfis de oficinas, por exemplo. Faça o mesmo processo de pesquisa por hashtag e veja que são raros os perfis com boa interação.
O que isso quer dizer? Dependendo do nicho não há salvação?
Nops! Quer dizer que dependendo do segmento será preciso uma dose a mais de criatividade para propor conteúdos relevantes e de interesse do público-alvo.
Vamos nos restringir à plataforma Instagram, uma vez que o Facebook apresenta um alcance orgânico muito restrito e você acaba ficando refém das verbas de mídia.
OBS: Bons resultados no Facebook ainda podem ser alcançados e não descartamos o uso da ferramenta em estratégias de comunicação, mas temos usado mais para estratégias de anúncios e uso de verbas de mídia.
O Instagram é uma rede onde as imagens possuem um destaque maior. Mas o que percebemos é que muitas pessoas têm usado a plataforma como fonte de consumo de informação.
Prova disso?
A própria plataforma tem implementado recursos que facilitam o consumo e incentivam a produção de conteúdos:
Mais uma vez voltamos à pergunta: o que isso quer dizer? Que ainda há espaço para produção de diferentes tipos de conteúdos e que a própria plataforma percebeu que as pessoas buscam informações e orientações pelo Instagram.
Vamos então ao que prometemos no início do artigo!
Falaremos dos tipos de posts, quais os formatos mais indicados e em quais setores eles são mais assertivos (não é uma regra, uma vez que isso poderá variar mediante uma série de fatores como qualidade do conteúdo, público-alvo, etc).
Formato: fotos e vídeos.
Setores: todos.
Frequência: 2 a 3 vezes por semana no feed. Já no stories pode ser utilizado diariamente.
O que é: mostrar a rotina da empresa. O que se passa no dia a dia. Momentos de descontração, visitas a clientes, fotos e vídeos de reuniões, apresentações, participações em palestras. Isso gera grande interesse do público.
Ao mostrar os bastidores, fica muito mais fácil para que as pessoas entendam seu trabalho, tenham mais conhecimento sobre sua rotina e saibam que você está em busca contínua de conhecimento e melhorias de processos.
Além disso, a humanização é uma importante aliada para criar identificação e confiança para que um usuário se torne cliente fiel da sua empresa. As pessoas não querem simplesmente conhecer a qualidade do produto ou serviço, elas querem conhecer quem está por trás daquilo e saber que podem confiar naquelas pessoas.
Mas você deve estar se perguntando: e se minha rotina não tem nada de glamourosa? Não tem problema! Levando em conta que o produto ou serviço que você vende tem utilidade para alguém.
Vamos pensar no exemplo que citamos no início do texto: a oficina mecânica. Quem tem interesse por carro ou simplesmente tem um carro vai se interessar em ver a rotina de uma oficina.
Até porque muitas pessoas ainda não confiam plenamente em mecânicos. Mostrar a sua rotina pode criar um laço de confiança com seu público e, inclusive, atrair possíveis clientes.
Formato: vídeos humanizados ou fluxograma.
Setores: todos.
Frequência: pelo menos uma vez por semana, tanto no feed quanto no formato de stories.
O que é: falar especificamente sobre o produto ou serviço que você oferece com informações relevantes. É muito importante que haja um rosto por trás do discurso.
É o que chamamos de vídeo humanizado!
Mostrar que o dono da empresa, ou um dos funcionários domina plenamente o produto ou serviço que ele oferece. Possui uma panela que frita alimentos sem gordura? Mostre como ela funciona, faça uma receita e explique o processo.
O segredo não é focar totalmente no produto, afinal o cliente não quer conhecer todas as especificações técnicas. O ideal é explicar como aquele produto pode sanar uma dor do consumidor e trazer benefícios para sua rotina.
E só para reforçar o formato, opte sempre que possível por vídeos. São mais interativos e as pessoas consomem melhor esse conteúdo.
Formato: imagens e vídeos.
Setores: todos.
Frequência: inclua um ou dois posts no seu planejamento mensal.
O que é: seus seguidores também querem se divertir. Posts com tom humorístico são sempre bem-vindos. E nós recomendamos independente do cliente. Sim, pode acreditar!
Fazer posts somente sobre sua empresa, serviços e produtos raramente é uma boa estratégia. Antes de comprar, as pessoas querem se conectar com sua marca, sentir identificação e construir uma boa relação.
Não ache que todos os tipos de posts devem ter como objetivo final a conversão em uma venda. Postagens exclusivamente sobre sua empresa podem acabar ficando maçantes e cansativos. O Instagram é uma plataforma que permite maior irreverência e um post bem-humorado pode atrair a atenção de seus seguidores e até mesmo melhorar o dia deles.
Mas cuidado! As pessoas podem ser bem sensíveis, principalmente nas redes sociais, então escolha com muito cuidado o tipo de brincadeira que você vai fazer.
Formato: imagens.
Setores: todos.
Frequência: uma vez por semana.
O que é: quem nunca leu algo e se sentiu motivado e inspirado para seguir o dia? Os seus seguidores têm lá seus dias ruins e podem muito bem encontrar no seu perfil algo para se sentirem mais motivados.
A frase não precisa ser somente de pessoas famosas. Pode ser algo que você ouviu em algum lugar ou algo que você mesmo carrega no seu dia a dia. Os posts motivacionais ajudam a criar uma maior identificação com sua marca, pois o usuário sente que você está tentando inspirá-lo e motivá-lo.
Isso é fundamental para criar uma maior proximidade entre marcas e pessoas. E, se trabalhada corretamente, essa conexão pode transformar usuários em clientes.
Aqui, nós evitamos postar frases de cunho religioso. Nada contra, mas pode ser que o seu público-alvo não seja tão receptivo. Lembre-se: política, futebol e religião não se discute nas redes sociais.
Formato: vídeo.
Setores: todos.
Frequência: pode ser uma vez por semana. Mas aqui não tem regra, quanto mais prova social, melhor.
O que é: esse é um dos tipos de posts que gera o que chamamos de prova social. Algo que corrobora a qualidade do seu produto ou serviço.
Peça a um cliente seu e pessoas mais próximas para gravar um vídeo curto de como foi a experiência ao consumir o seu produto ou serviço. As pessoas sempre estarão mais propensas a consumir algo que foi recomendado por alguém.
Afinal, todo mundo sabe que as marcas falam bem do próprio produto ou serviço. Mas quando pessoas que consomem esses produtos ou serviços realmente aprovam eles, é muito mais fácil de outras pessoas confiarem no que você tem a oferecer.
Você já conhece os tipos de posts que geram mais engajamento, mas como você deve saber, só isso não é suficiente. Para além disso, é preciso pensar estrategicamente para que cada post possa contribuir para melhorar os resultados da sua marca.
Algumas dicas podem te ajudar nessa missão:
Saber para quem é direcionada a sua mensagem é uma etapa fundamental! Conhecer e entender quem é sua audiência contribui para definir sua linguagem, o tipo de conteúdo e até o formato.
Vale a pena gastar um tempinho procurando entender melhor o seu público. Entenda melhor como definir a sua buyer persona e acertar na mosca!
Como dissemos, o Instagram é uma rede social que prima pela estética. Portanto, ainda que a foto seja dos bastidores ou que o vídeo seja gravado com o celular, alguns requisitos básicos devem ser seguidos. Alguns exemplos:
Planejar, planejar, planejar. Definir os dias e horários de postagem. Ter recorrência e mostrar ao seu público que você é um gerador de conteúdo e, consequentemente, uma autoridade no ramo em que atua.
A criação de um calendário editorial é uma regra fundamental das redes sociais! Ele é responsável por dar o direcionamento dos tipos de posts e ajudar você a seguir uma linha estratégica para suas postagens.
Qual a frequência correta? Qual o melhor horário para postar?Isso mesmo. Para descobrir a resposta, o ideal é variar a cada semana ou a cada mês. E não deixe de consultar os relatórios que o próprio Instagram Business apresenta.
Assim como todas as outras estratégias de marketing digital, o gerenciamento das redes sociais não possui uma fórmula mágica para seu funcionamento. É preciso muito teste e análise para encontrar os resultados ideais para o seu negócio.
É fundamental dedicar um tempo para esse trabalho, pois para ser bem feito, precisa de muito estudo, análise da concorrência, pesquisa de mercado e claro, disposição! Se você não possui tempo hábil para se dedicar a isso, não se preocupe, estamos aqui para ajudá-lo!
Na Boca a Boca Comunicação, temos uma equipe dedicada 24/7 à gestão de redes sociais. Nós cuidamos disso para você! Entre em contato com a gente, vamos bater um papo e entender melhor como podemos alcançar melhores resultados para você no cenário digital.